blog.casacomvidro.com.br
Comparação Esquadria de PVC, Alumínio e Madeira

Já sabe qual esquadria usar no seu projeto? 7 pontos que devem ser avaliados!

Reformar a casa, ou até mesmo trabalhar na construção de uma nova, é um trabalho mais difícil do que pode parecer inicialmente. E uma das decisões mais complexas, principalmente para quem não tem conhecimento na área, diz respeito à escolha das esquadrias.

Diante os diversos tipos de esquadrias, entender cada um dos modelos e escolher o melhor é um verdadeiro desafio. Afinal, a escolha não vai influenciar apenas no resultado visual da casa, mas também na qualidade de vida e até mesmo economia de energia.

Tudo isso porque os diferentes tipos de esquadrias também possuem potencial para isolamento acústico e térmico, por exemplo, diferentes. Quer entender melhor tudo isso e, enfim, decidir pela melhor esquadria para sua casa? Continue lendo este artigo e anote nossas dicas!

1. Esquadrias de PVC, Alumínio ou Madeira: qual a melhor opção?

Mulher deitada com Esquadria de PVC atrás

Em geral, existem 3 tipos principais de esquadrias, que são as de madeira, alumínio e PVC. Outros tipos, como as esquadrias de ferro, já caíram em desuso por causa de suas desvantagens físicas.

Cada um dos materiais tem suas peculiaridades e vantagens, e a melhor escolha depende também do tipo de necessidade que você precisa atender em sua casa. Pesar todos os prós e contras, nesse momento, é crucial para que você não fique insatisfeito daqui alguns meses ou anos!

Primeiramente, vamos te apontar 3 pontos que você precisa prestar atenção ao começar a decidir pelos tipos de esquadrias.

Cuide do acabamento e resultado visual do ambiente

O primeiro ponto que você deve levar em consideração, claro, é quanto ao aspecto visual de sua casa. Se você está reformando ou construindo uma casa nova, pensar em um modelo fácil de combinar com os outros aspectos da arquitetura da casa é crucial.

Por exemplo, as esquadrias de madeira são imponentes e, quando bem trabalhadas, dão um visual tradicional único para sua residência.

No entanto, residências com um visual mais moderno pedem por outros tipos de esquadrias. Enquanto as esquadrias de alumínio são as mais comuns, as de PVC dão um visual mais sofisticado.

Por ter um acabamento melhor e proporcionar todo o conforto térmico e acústico, as esquadrias de PVC contribuem na hora de valorizar o imóvel.

Preste atenção na durabilidade do material

Imagine, você tem uma esquadria muito bonita em sua casa, mas basta alguns meses ou anos para ela parecer estragada. Alguns materiais e tipos de esquadrias possuem esse problema.

Por isso, levar em consideração a durabilidade e resistência do material é crucial para quem não quer ter dor de cabeça com isso no futuro. Principalmente se você mora em uma região litorânea, que sofre com a constante umidade, maresia e força do vento.

Enquanto as esquadrias de PVC e alumínio possuem uma alta resistência a esses elementos, a de madeira já sofre bastante com as mudanças climáticas e fica mofada com facilidade.

Opte pela segurança e escolha esquadrias com proteção ao fogo

A segurança da família sempre deve vir em primeiro lugar, principalmente se você tem crianças em casa.

Em casos de incêndio, por exemplo, as esquadrias de madeira ajudam a propagar o fogo para dentro de casa, espalhando ele rapidamente.

Nesse quesito, a melhor opção mesmo é a esquadria de PVC: além de ser hiper-resistente contra o fogo, garantindo que ele não se propague, ela também consegue evitar tentativas de assalto.

Enquanto isso, algumas esquadrias, são fáceis de arrombar. Mesmo que você precise pagar um pouco mais caro prefira sempre as esquadrias mais resistentes, como as de alumínio e PVC.

2. Entenda como funciona cada esquadria em diferentes aspectos, compare e escolha a melhor opção para você

Esquadria de PVC e Esquadria de Madeira

Alguns outros detalhes também definem bastante qual a melhor escolha de esquadria para sua casa. Pensar no custo-benefício, nesse momento, é importante.

Muitas vezes, investir em um material um pouco mais caro também é garantia de não precisar se preocupar com ele por um bom tempo.

Depois de pensar no tópico anterior, pesando tudo que é mais importante para você (segurança, visual e durabilidade), os pontos que você também precisa levar em consideração, são:

Manutenção

Você deve saber o trabalho que é manter a estrutura de uma casa nos conformes, principalmente a depender dos tipos de materiais que você usou na construção dela. E um dos itens que dão dor de cabeça é a esquadria, se você não optar por um bom material.

A manutenção de uma esquadria de madeira, por exemplo, exige muito mais cuidado com problemas com infestação de cupins e mofo.

A depender da qualidade da madeira, e até mesmo do tipo de pintura, você também poderá ter gastos para manter a esquadria com um bom aspecto e bem pintada.

Por outro lado, esquadrias de alumínio e de PVC quase não necessitam de manutenção. Verificar se há algo de errado uma vez ou outra não deixa de ser importante, mas, em geral, elas resistem bem às intempéries e não precisam de pintura.

No caso das esquadrias de PVC, você não precisará se preocupar nem mesmo com o desgaste do material. O PVC não desbota nem amarela, e permanece com a mesma aparência mesmo depois de anos.

Isolamento Acústico

Você já parou para pensar que os materiais que você escolhe para sua casa determina, inclusive, o seu conforto acústico? Em vizinhanças em que escutar o que o vizinho está fazendo, e vice-versa, é muito comum, pensar nessas questões é crucial.

E, em um primeiro momento, escolher o melhor tipo de esquadria faz toda diferença. As esquadrias de madeira e alumínio, por exemplo, possuem resultados razoáveis quanto ao isolamento acústico.

Mas nenhuma delas supera o potencial das esquadrias de PVC, que, além da vedação que o próprio material proporciona, ainda possui também uma câmara de ar interna.

Essa câmara potencializa o isolamento acústico, transformando a esquadria de PVC em uma referência nesse sentido. Aliada com a escolha do vidro certo, os resultados podem ser impressionantes.

Quer fugir do som alto do vizinho? Ou fazer uma festa em casa sem incomodar quem mora do lado? Janelas e portas com esquadrias de PVC são sua melhor opção!

Vedação contra água e vento

Sabe quando bate aquela chuva, e parece que a água e vento passa por todos os buraquinhos possíveis? Escolher uma boa esquadria pode evitar esses pequenos vazamentos, que podem até se transformar em um problema, caso você tenha piso de madeira, por exemplo.

E, nesse quesito, não há melhor opção do que as esquadrias de PVC e de alumínio. Mesmo nesse último caso, depende muito do modelo que você escolhe e da boa instalação da esquadria de alumínio.

Ou seja, nesse caso, a opção que, sem sombra de dúvidas, se destaca é a esquadria de PVC. Isso porque, além de um acabamento perfeito, essa esquadria já é preparada para evitar a passagem de vento (e mesmo de temperatura!) do ambiente externo para o interno.

3. Você mora em uma região litorânea? Entenda a sua melhor opção!

Esquadria em regiões litorâneas

E se já é um desafio construir uma casa, imagine uma que sofrerá com os constantes efeitos da maresia e do mar. Esse pode ser o seu caso, se você mora em uma região litorânea e possui uma casa perto da praia.

O cuidado com os materiais escolhidos precisa ser redobrado! E, claro, escolher bem as esquadrias da casa também é importante, aqui.

Como já citamos em outros tópicos no artigo, os efeitos da maresia podem ser devastadores em uma casa de praia. Esses e outros fatores devem determinar o tipo de esquadria que você vai escolher. Quer entender como? Análise esses pontos:

  • Escolha esquadrias resistentes às ações do clima, para sobreviver bem aos efeitos da maresia e ventania. As perfeitas para isso são as de alumínio e, principalmente, PVC;
  • É a sua casa de férias? Ela frequentemente está vazia, então invista em esquadrias fortes, para evitar invasões. As de madeira são boas nesse aspecto, mas as de alumínio e PVC são reconhecidas por sua resistência maior;
  • Aposte em esquadrias que exijam pouca ou nenhuma manutenção. Assim, você não precisa se preocupar em retocar pintura e outros detalhes;
  • Esquadrias que proporcionam conforto térmico vão deixar a sua casa mais fresca nos dias mais quentes. No verão, isso é sinônimo de conforto para a família!

4. Sua casa é climatizada? Descubra as vantagens e economia gerada por uma esquadria com vedação térmica!

Economia de energia com a escolha correta de esquadria

Entre uma esquadria com vedação térmica, e outra sem, é normal que as pessoas optem por aquela mais barata. No entanto, se você tem uma casa climatizada, ou mesmo pretende instalar ar-condicionado em algum dos cômodos, pensar nas esquadrias com vedação é uma obrigação!

E, ao contrário do que você pode imaginar, o gasto um pouco maior com uma esquadria com vedação térmica voltará para o seu bolso em pouco tempo. Quer descobrir o motivo? Vamos explicar melhor logo um pouco mais a frente!

Quais os tipos de esquadrias possuem vedação térmica?

Dentre os diversos tipos de esquadrias, desde a de madeira, alumínio e PVC, a que se destaca por seu potencial de vedação térmica é esta última.

Enquanto isso, as outras opções mais comuns podem ganhar em alguns quesitos, como beleza, no caso da esquadria de madeira, e praticidade, no caso da esquadria de alumínio, mas estão bem longe de oferecer conforto térmico.

A câmara de ar interna presente na esquadria de PVC, e que já falamos aqui, é a principal responsável pelo conforto térmico que a peça proporciona.

Economize energia

Sabe aquela janela na qual bate sol o dia todo? O calor, mesmo nos dias mais frescos, se torna insuportável pela simples presença constante do sol no local.

Esse problema será amenizado se o cômodo estiver equipado com esquadrias de PVC. Com a vedação térmica, o sol pode até iluminar o quarto o dia todo, mas boa parte do calor provocado por ele não vai entrar no quarto.

Isso ajuda o ar-condicionado a funcionar com bem menos esforço. O resultado? Uma economia considerável na conta de energia no fim do mês.

5. Que tal ter a casa perfeita? Valorize o imóvel com a esquadria ideal e ambientes automatizados!

Controle Para Persianas Automatizadas em Esquadrias de PVC

Quem nunca quis ter a casa dos sonhos? Escolher a esquadria certa pode ser um dos passos mais fundamentais, principalmente se você espera ter uma casa automatizada e preparada para garantir o maior conforto para a família.

As vantagens de um ambiente automatizado são muitas, mas vão desde a segurança, principalmente das crianças ou de pessoas mais velhas, até a possibilidade de tornar o dia-a-dia mais prático.

Entenda quais esquadrias permitem que você tenha uma casa automatizada

Já preparada para receber sistemas automáticos, a esquadria de PVC vai transformar a sua casa em um ambiente muito mais prático e sofisticado.

É possível equipar as janelas da sua casa com cortinas persianas automáticas e até mesmo mosquiteiros, para evitar que mosquitos, tão comuns durante o verão, entrem em sua casa

E tudo isso pode já vir instalado junto com a esquadria de PVC, garantindo ainda mais praticidade para a família durante esse período penoso que é uma reforma.

Algumas empresas, como a Casa com Vidro, já disponibiliza a venda de esquadrias junto com o sistema automatizado. O processo todo, desde a instalação até a manutenção, é bastante prático, tornando o sistema ainda mais vantajoso.  

Saiba algumas das vantagens de investir em uma esquadria de PVC com sistema automatizado

  • Comodidade para a família, que passa a ter a praticidade de abrir e fechar persianas através de controles simples;
  • Possibilidade de instalar mosquiteiros e outros acessórios junto à esquadria de PVC, fortalecendo a segurança da casa contra mosquitos durante o verão;
  • Manutenção prática, sem grandes exigências;
  • Valorização do imóvel, que não conta somente com a excelência da esquadria de PVC, mas também com persianas modernas.

6. Vamos comparar os prós e contras agora?

Nos tópicos anteriores, você teve uma visão ampla sobre as vantagens e desvantagens do uso de cada esquadria, e com certeza já está à um passo de tomar sua decisão.

Para facilitar mais ainda, fizemos uma tabela comparativa, com todos os pontos abordados durante o texto. A nota é de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.

PVC Alumínio Madeira
Design
Durabilidade
Isolamento Acústico
Isolamento Térmico
Vedação (Contra Vento e Chuva)
Menor Manutenção (Pintura, corrosão, desgaste das ferragens)

Vale lembrar que essas notas foram dadas para esquadrias vendidas no Brasil, com a qualidade fornecida aqui.


7. Quer ter certeza de que está fazendo a escolha certa? Entre em contato com profissionais!

Fachada Casa com Vidro Palhoça SCMesmo analisando todos os pontos, decidir a melhor opção para a família sozinho pode ser muito difícil. Neste momento, o melhor é entrar em contato com profissionais!

Profissionais da área podem não apenas te indicar as qualidades técnicas de cada um dos tipos de esquadrias, como também ajudar você a passar por esse período de reforma de casa sem grandes problemas!

Está pronto para procurar ajuda? Nós da Casa Com Vidro estamos à sua disposição! Temos em nosso time profissionais qualificados e dedicados, prontos para ouvir suas necessidades e apontar o melhor caminho para você.

1 Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.